sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nexus-6

"Eu vi coisas que vocês nunca acreditariam,naves de ataque em chamas perto da borda de Orion.Vi a luz do  farol cintilar no escuro na Comporta Tannhauser.Todos esses momentos se perderam no tempo como lagrimas na chuva...hora de morrer"(Ultimas palavras de Roy Batty no final de Blade Runner)


O primeiro filme que lembro de ter visto o rosto do Rutger Hauer foi "O Feitiço de Aquila"(LadyHawke,1985 de Richard Donner) onde ele interpretava um cavaleiro solitario que carregava uma maldição de viver eternamente perto mas ao mesmo tempo longe do seu amor, na minha infancia o filme era exaustivamente reprisado em "Sessão da Tarde".
O filme seguinte que lembro ter visto ele foi no bacana "Fúria Cega"(Blind Fury,1989 de Phillip Noyce) onde ele interpretava um ex-fuzileiro que virava uma especie de samurai cego...esse eu vi varias vezes no "Cinema em Casa".
Mas só vim realmente dar a devida importancia a esse cara quando vi "Blade Runner:O Caçador de Androides"(clássico supremo do Ridley Scott) pela primeira vez la pelos meus 17 anos...
Incrivel como mais 20 anos depois de seu lançamento e Blade Runner acabou se tornando um dos meus filmes preferidos e Rutger Hauer um dos atores que mais tenho admiração,ele sempre se destacou por pegar papeis fortes e intensos como o psicopata Jonh Ryder em "A Morte Pede Carona"(Robert Harmon).


Uma pena que com a idade e o passar do tempo, atores desse nivel acabam sendo esquecidos em Hollywood e assim sendo obrigados a fazer escolhas duvidosas(nem Robert De Niro e Al Pacino escaparam disso tambem).

Apadrinhado de Paul Verhoven  que praticamente o lançou no cinema com filmes  como Soldado de Laranja(1979)Louca Paixão(1973)Spetters(1980), hoje aos 68 anos o eterno replicante faz apenas pequenas pontas em grandes filmes,o que não importa por que ele ja deixou sua marca no cinema para sempre.
                                 

Recenetemente ele protaganizou um dos derivados de Grindhouse(Rodrigues/Tarantino)....chamado:
"Hobo With a Shotgun"

Ainda não vi ,mas só em ter o velho Rutger já vale uma olhada.
Talvez Rutger Hauer seja um ator modelo Nexus-6, que assim como seu replicante em Blade Runner,é perfeito...mas com a vida muito curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário