terça-feira, 9 de julho de 2013

Casa da falta de idéias. parte 1


O Incrível Hulk,Homem de Ferro(I,II,III),Thor,Capitão America,Vingadores.
Desde seu debute como produtora,com Homem de Ferro a Marvel lançou 7 filmes ate aqui,e é com muita tristeza que apesar dos $uce$$o dos filmes,o saldo pra mim é negativo.
Não posso negar a minha felicidade e empolgação quando  fiquei sabendo que a Marvel estava virando "studios".Produzir os filmes de seus próprios personagens sem a mão de produtores leigos(no assunto quadrinhos)de Hollywood.
Cara,era bom demais pra ser verdade.....
Pra não prolongar demais o post,vou fazer um resumo rápido de todos os filmes e me concentrar em descer a lenha com mais propriedade apenas na "galinha dos ovos de ouro" do estúdio(Vingadores).
Vamos lá:

Homem de Ferro(2008):



Esse talvez seja até hoje o filme com mais cara de "filme" que a Marvel fez até agora.
Apesar do roteiro básico de origem o filme equilibra muito bem todos os elementos que fazem um blockbuster ter qualidade,drama,ação,humor,romance,aventura etc..tudo é muito bem dosado.
O inexpressivo diretor Jon Favreau,conseguiu com maestria(e talvez um pouco de sorte)trazer vida ao cabeça de lata,ajudado claro pela inspirada escolha de Robert Downey Jr pra encarnar Tony Stark.
O final do filme deixa você surtando pra saber o que vai vir no segundo filme.Logo chegaremos no segundo filme...

O Incrível Hulk(2008)



Apenas 2 meses do lançamento de Homem de Ferro a Marvel já lançava o novo filme de verdão,o filme era  uma tentativa de transformar o personagem em uma franquia lucrativa,depois do fracasso financeiro do filme(excelente por sinal) de 2003 dirigido pelo Ang Lee.
O filme deveria ser uma aventura de ação bem mais leve do que o filme anterior do personagem,o que justifica a escolha do diretor de ação Louis Letrrier para comandar o filme.O protagonista foi interpretado pelo sempre ótimo Edward Norton,que exigiu como clausula de contrato poder meter o dedo(verde) no roteiro do filme...o problema é que o Norton,como qualquer pessoa com bom senso parece ser muito fã daquela visão filosófica e angustiada que Ang Lee fez para o personagem.
Resultado:Um filme que apesar de problemático,e inferior ao filme de 2003,ainda consegue o equilíbrio necessário pra ser um bom filme,pena que não faturou muito e acabou deixando o Hulk perdido
na encruzilhada por um tempo.


Homem de Ferro 2(2010)



















Aqui que a coisa começa a desandar.
Todo continuação que se preze deve ser uma evolução do primeiro filme,não só em relação a escala como também no desenvolvimento de personagens e historia.
Mas a Marvel parece ignorar isso e se concentrar apenas em construir uma base para seu universo cinematográfico que culminaria no vindouro Vingadores.
O que sobra para o Homem de Ferro é apenas uma um arremedo de historia e exagero nas coisas que tornavam o primeiro filme tão bom,e esse exagero torna o que era legal no primeiro filme,aqui um pé no saco.
Tony Stark virou um mala,que não leva nada a serio e não aprende nada com coisa nenhuma.
O vilão tem uma motivação tão crível quanto a de um  Macaco Louco.
Homem de Ferro 2 parece uma coletânea de cenas bobas excluídas do primeiro filme,que não levam a lugar algum.


Thor(2011)


















Não tem muito o que dizer do filme do Deus do Trovão.
O filme não tem nada de épico,as(poucas)batalhas são pouco ou quase nada empolgantes,o visual de Asgard é brega,a ação na terra se passa em uma cidade menor do que o bairro em que eu moro,e o Loki é um vilão digno de Power Rangers.
Chris Hemsworth apesar de ter porte físico, não sabe se impor na tela e em nenhum momento ele consegue se fazer passar por um Deus capaz de comandar exércitos e lutar contra monstros milenares.
Kenneth Branagh dirige o filme de forma fria e sem nenhum entusiasmo,quase da pra ouvir ele dizendo "estou nessa apenas pelo dinheiro".
Vamos ao próximo...



Capitão America(2012)

.


Chris Evans tem cara de bunda!
Isso é um fato,mas não é culpa dele que o filme do "primeiro vingador" seja uma aventura que apesar de  divertida é esquecível e mais leve do que um algodão doce.
O filme se passa na segunda guerra,mas o nazismo e o extermino em massa dos Judeus são completamente ignorados.
Capitão deixa o que importa de lado e vai lutar contra uma facção(?)do nazismo,que não ta nem ai pro Hitler e se dedicam a apenas a......dominar o mundo(bem original).
Não existe peso dramático no filme,nenhuma grande cena de ação e tão pouco um herói emblemático.
"Bobo" é um bom adjetivo pro filme.
Na parte 2 eu concluo.