Não vou perder tempo explicando quem é
Ridley Scott ou (o que é)
Alien,se você não conhece ambos, por favor pare de ler o texto aqui mesmo...
Vou falar de
Prometheus(Ridley Scott/2012)um dos filmes que eu mais esperava no ano,talvez por ser fã de ficção cientifica,fã do velho Ridley e de seu filme homonimo e é claro fã de cinema.
O retorno do diretor ao universo que o consagrou a 30 anos atras, ja é motivo suficiente pra triplicar as expectativas em relação ao filme,mas confesso que epesar do trailer fudidamente tenso e assustador, a filmografia recente do Scott(que apesar de não ser ruim é bem mediana) ainda me deixava apreensivo em relação a Prometheus.
E de filmes medianos ja esgotei minha cota esse ano(sim estou falando de Vingadores).
Maaaaaaaaasssssssssssssss....em certos casos é muito bom estar errado.
Sim eu estava errado,pois Prometheus é não só excelente como é um dos melhores exemplares do genêro(ficção cientifica) dos ultimos anos ao lado de
Distrito 9,
Avatar,
Lunar e
A Origem...mas ao contrario desses outros filmes Prometheus trata de algo muito mais complexo e complicado de se entender:A origem da vida.
Talvez o maior engano do espectador ao ir assistir o filme é achar que vai ver o "preludio de Alien" como toda a publicidade do filme está vendendo.
A a coisa não é bem por ai...apesar de conter muitos elementos do filme antigo(ou o DNA como o Scott mesmo disse em entrevistas)o filme é bem mais do que isso.
Prometheus pega como ponto de partida o mesmo universo de Alien:O Oitavo Passageiro mas busca horizontes bem mais distantes...
Enquanto Alien era muito mais um filme de horror no espaço e bem intimista...Prometheus é uma ficção cientifica grandiosa e abrangente.
Começando pelo seu prologo que supostamente se passa no inicio dos tempos e logo em seguida somos jogados milhões de anos no futuro(salto temporal maior do que o visto na parte inicial de
2001:Uma Odisseia no Espaço).
Na verdade o filme tem muito mais em comum com o classico filme de
Stanley Kubrick do que com Alien....mesmo que perto do fim o clima de tensão e medo transbordem de forma consideravel(eu teria me cagado no momento em que o engenheiro se levanta de sua cabine de hibernação.)o filme se propõe muito mais a nos fazer pensar do que em meter medo,afinal antes da ação e pirotecnia não é esse o maior dos meritos do gênero?
Ridley Scott prova aqui que ainda sabe fazer a coisa direito,é gratificante ver o filme lentamente ir aumentando a tensão(seja no aprofundamento da historia ou nas cenas de ação)do começo lento e calmo o filme vai gradualmente ficando nervoso até o caos que é a parte final,repare que a trilha sonora vai mudando completamente o tom junto com o filme.
Impossível também não citar Michael Fassbender e Noomi Rapace,o primeiro transforma uma forma de vida sintética(o androide David)no personagem mais fascinante do filme(e isso não é um demérito),sua paixão por cinema só é igualada a sua curiosidade.
A segunda é a determinação em pessoa(Elizabeth Shaw)que mesmo fraquejando em alguns momentos ainda é uma das personagens mais fortes do cinema atual.
Acho o ultimo dialogo entre os dois no filme é perfeito.
No quesito técnico nunca tive duvidas da excelência do filme,o diretor desde o inicio da carreira sempre teve um talento para o visual e hoje com mais de 70 anos ainda parece estar em seu auge,seu trabalho na construção de ambientes e cenas de ação rivalizam com
James Cameron e o seu
Avatar.
Destaque apara a excepcional sequencia final em um plano aberto espetacular.
O filme possui falhas??Sim!!
Mas se tornam insignificantes diante de tantas qualidades.
Prometheus responde a varias perguntas a quem ja é de dentro universo Alien,mas ao mesmo tempo cria novas que só tornam a mitologia ainda mais interessante.
Visto de uma forma geral é como se o filme de 79 fosse um "spin off" de luxo.
Uma ponta de algo bem maior e complexo.
Prometheus é um dos melhores filmes do ano e um dos melhores filmes do diretor desde
Falcão Negro em Perigo.
Nota
9 (sim agora vou dar nota aos filmes)